sexta-feira, 23 de julho de 2010

Windows 7. Executando a Instalação padrão.

O objetivo deste POST é apresentar algumas considerações sobre a instalação padrão do Microsoft Windows 7. Entre as diversas citações apresentadas na pesquisa inicial sobre o assunto no site da empresa Microsoft, vale citar os links abaixo:

TechCenter do Windows 7

http://technet.microsoft.com/pt-br/windows/dd361745.aspx

Deploying Windows 7 from A to Z

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee956903(en-us,WS.10).aspx

Atualizando para o Windows 7 para pequenas e médias empresas

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523218(WS.10).aspx

A Microsoft® tem uma variedade de ferramentas e recursos para ajudá-lo a atualizar os computadores da sua empresa para o sistema operacional Windows® 7, independentemente de estarem executando o Windows Vista® ou Windows XP.”

(fonte http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523218(WS.10).aspx)

Existem três métodos de instalação: manual, padrão e automatizada.

Para a instalação automatizada é necessário apurar o conhecimento e a possibilidade de se obter suporte da Microsoft ou um parceiro da empresa.

Por este motivo o processo de instalação escolhido foi o padrão. Informação técnica sobre este método pode ser obtida no site:

Atualizando para o Windows 7 com uma imagem padrão: visão geral.

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523211(WS.10).aspx -

”O método de imagem padrão é para negócios que têm uma equipe generalista de tecnologia de informação (TI) e que freqüentemente utilizam parceiros para ajudá-los com a adoção de tecnologia. Use esse método se seu negócio tiver entre 100 e 200 computadores cliente com uma rede pequena, possivelmente em muitos locais. A principal diferença entre este método e a Instalação manual está no fato de que você não precisa instalar todos os aplicativos manualmente e definir todas as configurações em cada computador.”

(fonte – http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523211(WS.10).aspx)

As leituras dos sites indicados neste POST trarão ao leitor um bom conhecimento técnico sobre o processo de instalação padrão.

O manual está disponível para download no link http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=162737. Continuando a pesquisa sobre o assunto encontrei o site - http://blogs.technet.com/b/msdeployment/.

O programa de Instalação do Windows oferece suporte para a personalização e instalação de uma imagem personalizada, que é um instantâneo de um computador configurado com aplicativos, drivers de dispositivo, configurações e assim por diante.”

(fonte – http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523211(WS.10).aspx)

Com as informações instalei o Microsoft Windows 7 Professional em uma estação e o Microsoft Windows Server 2008 em outra. Ambos os sistemas operacionais atualizados via Microsoft Windows Update.

A criação da imagem personalizada para o método de Imagem padrão é um processo online, que significa que você instala o Windows 7 em um computador de referência; personaliza como solicitado pelos aplicativos de instalação, drivers de dispositivo e atualizações e, em seguida, captura uma imagem. Depois de capturar a imagem de instalação, é possível implantá-la em seus computadores cliente. Além disso, você pode fazer a manutenção offline das imagens, que permite atualizar as imagens com as novas atualizações do sistema operacional e drivers de dispositivo, à medida que se tornam disponíveis, sem a necessidade de instalá-los primeiro.”

(fonte - http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee523211(WS.10).aspx)

Seguindo as considerações dos sites realizei as etapas abaixo:

Analisar compatibilidade do aplicativo

http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc722055(WS.10).aspx.

Preparar um dispositivo de inicialização para a captura de imagens. http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd744548(WS.10).aspx?ITPID=article.

Criando um computador do técnico

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd744246(WS.10).aspx.

A continuação do processo será apresentada no próximo POST.

Nenhum comentário: