domingo, 11 de julho de 2010

Profissional de Suporte Técnico

Entendendo que o profissional que pretendo formar tem boa nota nas provas e é um aluno que frequenta todas as aulas. Que não mistura assuntos da secretaria da escola com assuntos tratados em sala de aula.

Além disso, é um aluno que tira dúvidas e participa efetivamente das aulas. Estuda e revisa o conteúdo em casa, depois da aula.

É também um aluno que não falta às reposições.

Como ocorreu na última aula. O bom aluno preparando para se formar apresenta soluções ou novas informações pertinentes aos assuntos tratados. Da para usar o Virtual PC sem precisar ficar clicando na tecla ALTGR. Muito bom! Senti falta desta possibilidade que era muito útil do VMWARE.

O profissional de TI que pretendo formar atuara como suporte técnico nas empresas, responsável pela manutenção do ambiente computacional e suporte ao usuário. Será responsável por configurar os serviços clientes que rodam nas estações. Configurar switches e roteadores para comunicação interna de dados e acesso a Internet. Configurar clientes nas estações para acesso a serviços de rede disponibilizados pelos Servidores. Além de ter um bom conhecimento em tecnologia TCP/IP. Agregando ainda a possibilidade de trabalhar com projetos, como suporte a execução dos projetos. Uma pessoa capaz de ler código XML e desenvolver soluções para integração de sistemas que utilizam diferentes tecnologias. Uma pessoa capaz de desenvolver projetos de segurança da informação. Com conhecimento para fazer o ambiente computacional mais seguro. Garantindo disponibilidade, acesso e gestão sobre as informações e dados processados e disponibilizados entre o servidor e o cliente. Uma pessoa com bom entendimento das funcionalidades tanto do sistema operacional do cliente quanto do sistema operacional do servidor.

Boa parte das empresas em Santa Catarina de pequeno porte não tem cultura no uso efetivo da tecnologia como suporte ao negócio. Perdendo em produtividade e por consequência dinheiro. Sendo neste estágio de amadurecimento das empresas fundamental o bom desenvolvimento do pessoal de Suporte Técnico.

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